Mestre Yip Man - 叶问

     Mestre Yip Man (叶问), nasceu em 1.º de outubro de 1893 e morreu em 2 de dezembro de 1972. Yip Kai Man foi considerada o maior e primeiro mestres (Sifu) à ensinar a arte marcial chinesa de Wing Chun abertamente. Ele tinha vários alunos, que mais tarde tornaram-se professores de artes marciais, incluindo Bruce Lee, seu aluno mais famoso aqui no ocidente.
    Seus pais Yip Oi Dor e Ng Shui, e foi o terceiro de quatro filhos. Ele cresceu em uma família muito rica em Foshan, Guangdong, e recebeu uma tradicional excepcionais educação chinesa . Seu irmão mais velho foi Kai Gak. Sua irmã mais velha foi Wan Mei e sua irmã mais nova foi Wan Hum.
    O templo de sua família era dirigido pelo Mestre Chan Wah Shun, "Wah, o  Trocador de Dinheiro", do estilo Wing Chun (ou Ving Tsun) de Kung Fu.
    Yip Man treinou com o Mestre Wah até o seu falecimento, três anos depois. Nessa época ele se mudou para Hong Kong para prosseguir os estudos de graduação.

    Yip Man vivia se envolvendo em brigas onde sempre vencia graças à eficiência de seu Kung Fu. Um dia convidaram-no para enfrentar um senhor de seus 50 anos de idade, que diziam conhecer artes marciais.
    Ele aceitou imediatamente e procurou o homem para desafiá-lo. Este o olhou de alto a baixo e sorriu, perguntando se ele havia treinado com o venerável Mestre Chan Wah Shun, de Fatshan e se ele já havia aprendido o Chum-Kiu (segunda forma do estilo Ving Tsun).
    Yip Man não ouviu o que o homem dizia, pois teria percebido que apenas um conhecedor do estilo poderia saber esses detalhes. Vendo que não havia outra alternativa, o homem disse que Yip Man poderia atacar como quisesse, que ele tentaria não machucá-lo.
    Isso enfureceu o adolescente, que atacou diversas vezes. O homem apenas esquivava seus golpes e o jogava ao chão até que Yip Man reconheceu sua derrota. O senhor finalmente se apresentou: era Leung Bik, o segundo filho do Grande Mestre Leung Jan, professor do Mestre de Yip Man(foto a direita).
    Yip Man se desculpou e solicitou que o aceitasse como discípulo. Dessa forma Yip Man concluiu os estudos do Ving Tsun aos 24 anos, quando retornou a Fatshan.
    De volta à sua terra natal, foi acusado de desertor e de ter aprendido outro estilo de Kung Fu. Levou muito tempo para convencer seus colegas do encontro com Mestre Leung.
    Yip Man, fiel à promessa feita ao seu Mestre, primeiramente se recusou a ter alunos. 

     Depois da Segunda Guerra Mundial, já pai de família e com a sua fortuna arrasada pela guerra, voltou a Hong Kong para tentar ganhar a vida. Refinado e sem grandes dotes físicos, teve muita dificuldade para arranjar emprego.
    Finalmente foi convencido por um amigo a dar aulas de Kung Fu na Associação dos Trabalhadores em Restaurantes de Hong Kong. Com o passar do tempo juntou um punhado de discípulos com os quais fundou sua primeira academia. Seus alunos enfrentaram muitos desafios que tornaram o Ving Tsun famoso e muito procurado.
    Em 1967 ele fundou a Hong Kong Ving Tsun Athletic Association, entidade que ainda hoje representa aquele estilo em Hong Kong e foi o berço de todos os Grandes Mestres de Ving Tsun da atualidade.


Ah! Vejam o Filme "O Grande Mestre" 1, 2 e 3




Comentários

Postagens mais visitadas