Licor de Tangerina...



Licor Musashi sabor Tangerina de 750 ml (foto), é um licor artesanal, totalmente natural, elaborado do blend único de casca e polpa de tangerinas doces e cascas cheirosas. E, como os demais licores da Musashi, são adoçados com puro mel, portanto, NÃO CONTÉM AÇÚCAR!

     Através de técnica milenar, o Licor de Tangerina sintetiza em seu sabor e aroma (totalmente naturais) a fragrância e o sabor de uma tangerina fresca. Sendo deliciosamente degustado puro, em pequenas doses, seja em temperatura ambiente ou gelado.

     No entanto, o Licor Musashi de Tangerina pode ser misturado a outras bebidas para a formulação de variados drinque cítricos deliciosos, como por exemplo o “Onna Yoshí Drink”, que é uma bebida que leva, gelo, soda, uma dose boa de Licor Musashi de Tangerina e folhinhas de menta pra enfeitar ou mesmo casca de tangerina. Clique aqui para ver a receita do drinque

Sobre a tangerina: denominação regional

A tangerina (Rutaceae), também mandarina, bergamota ou mexerica, é uma fruta cítrica de cor alaranjada e sabor adocicado, originária da Ásia (Índia, China e países vizinhos de clima sub-tropical e tropical úmido). Cientificamente, recebe o nome de Citrus reticulata e que tem como nome popular oficial de Mexerica.

Bergamota ou vergamota são as denominações dadas à outras espécies tangerina na região sul do Brasil, principalmente em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Mexerica é um termo mais comum na região sudeste, especialmente no Espírito Santo. Em alguns poucos lugares, como em Curitiba, é chamada de mimosa.

Cultivo

As variedades mais cultivadas de tangerina são conhecidas como:
  • Mexerica
  • Poncã
  • Dancy
  • Laranja-cravo (ou tangerina-cravo)
  • Montenegrina
  • Dekopon
Existe também uma cultura híbrida chamada murcott, uma mistura de tangerina e laranja que é mais apropriada para a produção de sucos, sendo este bastante nutritivo, abundante, saudável e saboroso.

Plantio

Normalmente é colhida entre os meses de maio a agosto, mas a safra pode ir de abril a setembro.
A árvore é de porte mediano, com espinhos nos galhos, como forma de proteção, com flores brancas e aromáticas, semelhantes à laranjeira.
A casca possui concentrações elevadas de vitaminas A, B1, B2, Niacina, vitamina C, cálcio e fósforo, podendo ser usada para fazer doces e geléias.
As variedades mais conhecidas são a cravo, mexerica, ponkan e mandarina, que se confundem com as denominações regionais. As variedades mais comerciais são as mexericas, para consumo natural e a morgote, para produção de sucos.

Valor nutricional

O valor nutritivo do suco ou da polpa varia conforme a espécie, mas é sempre boa fonte de vitaminas A e C e sais minerais como potássio, cálcio e fósforo. A vitamina C é essencial para o sistema imunológico. A vitamina


Tangerina natural sem casca

Valor nutricional por 100 g
Energia 50 kcal   200 kJ
Carbohidratos     g
Gorduras 0.3 g
Proteina g
Água 86 g
Vitamina C  30 mg 50%
Magnésio  11 mg 3% 
Potássio  210 mg   4%
Percentagem relativas para adultos.
A é indispensável para a saúde dos olhos e da pele e aumenta a resistência às infecções. As vitaminas do complexo B fortificam os nervos.
A tangerina é considerada grande fonte de magnésio. O ser humano precisa de magnésio, apresentando maior concentração desse mineral nos ossos e músculos. Ele tem papel importante na síntese das proteínas, na contratilidade muscular e na excitabilidade dos nervos.
A tangerina é conhecida pelo seu efeito diurético, digestivo e aumento na eficiência física. É também indicada nas hipertensões arteriais e na prevenção da arterioesclerose. É laxativa, pois apresenta grande quantidade de fibras, devendo ser ingerida com o bagaço para melhorar o funcionamento do intestino. A riqueza de fibras da tangerina protege ainda de outras doenças como câncer, diabetes, hipertensão e outras doenças cardiovasculares. O chá das folhas é considerado popularmente como calmante. Conserva-se bem em geladeira por até três semanas.

Comentários

Postagens mais visitadas