Eliminando três guerreiros com dois pêssegos

中国国际广播电台
(China Radio International)
    No século 7 a. C, a China estava dividida em vários reinos. Tian Kaiqiang, Gu Yezi e Gongsu Jie eram conhecidos como “três valentes” do reino Qi , de quem o rei gostava muito. No entanto, com o decorrer do tempo, os três começaram a gabar-se de sua valentia e do cuidado do rei, atuar a seu bel-prazer e não respeitar ninguém. Nesse momento, um conspirador chamado Cheng Wuyu aproveitou-se de suas vaidades para suborná-los, a fim de derrubar o reino Qi e usurpar o poder.
    O primeiro-ministro do reino, Yan Ying, estava muito preocupado com a situação e decidiu buscar uma oportunidade para eliminar os três valentes. Como um letrado como ele, no entanto, iria eliminar os três guerreiros que antes gozavam da confiança do rei?
    Um dia, o rei do reino Lu, vizinho do Qi, veio fazer uma visita e o rei Qi ofereceu um banquete no palácio real, a que foram convidados Yan Ying, os três guerreiros e os funcionários civis e militares. Ao ver os três homens exalando um ar de vaidade, Yan Ying teve uma idéia. No meio do banquete, foi pedir um favor ao rei para mandá-lo a recolher alguns pêssegos no jardim real oferecendo aos convidados. O rei concordou. Pouco tempo depois, Yan Ying voltou com seis pêssegos. Ofereceu dois ao rei Qi e ao rei Lu, ofereceu dois aos primeiros-ministros dos dois países e restaram dois. Yan Ying fez nova proposta ao rei: os presentes vão apresentar seus méritos e quem fizeram os méritos maiores, ganharão os últimos pêssegos.
    O rei achou a ideia genial para animar o ambiente do banquete e concordou. Nesse momento, um dos “três valentes”, Gongsun Jie, saiu do multidão, dizendo: “Quando acompanhava o rei no caça, matei pessoalmente um tigre e salvei o rei. Isso não foi um grande mérito?”. Yan Ying disse: “Claro. Pode levar um pêssego”. Gongsun Jie ficou muito satisfeito.
    Outro valente Gu Yezi precipitou-se a dizer: “Matou um tigre? Que mérito de burro! Matei uma grande tartaruga no rio Amarelo e salvei a vida do rei. O meu mérito não foi nada menor que o de Gongsun Jie”. Ouvindo isso, o rei achou certo e deu o último pêssego a ele.
    Nesse momento, o último dos três valentes Tian Kaiqiang começou a queixar-se, apresentando como ele fez mais de 500 prisioneiros numa batalha e fez grandes méritos para o reino. Perguntou ao rei se o mérito dele seria ou não suficientemente grande. O rei confirmou o feito, mas consolidou-o dizendo: “O seu mérito foi realmente grande. Mas, você falou tarde demais e os prêmios já estão esgotados. Pode esperar pela próxima vez”.
    Tian Kaiqiang sentiu-se humilhado perante o público. Com raiva, tirou sua espada e suicidou-se. Vendo a morte do amigo, Gongsun Jie também tirou a espada e disse: “Tenho menor mérito do que Tian, mas fui premiado. O general Tian tinha um mérito maior do que o meu não recebeu nada, o que é injusto”. Dito isto, terminou a própria vida.
    O último valente saltou em frente de todos, e disse: “fizemos um juramento para viver e morrer juntos. Agora, eles morreram antes de mim e como poderei viver sozinho”. Suicidou-se.
    Num abrir e fechar olhos, os “três valentes” morreram suicidando-se um após outro, o que nem deu tempo ao rei para impedir o suicídio. Todos os presentes ficaram assustados. Assim, Yan Ying, com sua inteligência e apenas dois pêssegos, eliminou os três guerreiros e a preocupação do país.

Comentários

Postagens mais visitadas