As dez figuras do boidadeiro
As dez figuras do boidadeiro é uma conhecida representação Zen do treinamento da mente. Mostram o movimento da alma humana em direção à Consciência e Unidade. Em cada um dos passos, coloco uma reflexão. Você pode descobrir uma chave interna, um novo jeito de fazer esta travessia.
O UNIVERSO CONSTANTEMENTE ESTÁ EM TRANSFORMAÇÃO!
OUSE FLUIR COM ELE !
OUSE FLUIR COM ELE !
Procurando o touroA inspiração para este primeiro passo, procurar o touro, é a sensação de que as coisas não são íntegras, de que alguma coisa está faltando. Este sentimento de perda produz dor. Você está procurando algo que faça a situação se endireitar. Você descobre que as tentativas do ego na direção de criar um ambiente ideal são insatisfatórias.
Esta é a fase na qual acontecem as RESISTÊNCIAS e LUTAS INTERNAS. O caos (sensação interna de fragmentação e confusão) também é o local da emergência do novo. Aqui, neste ponto, aconselho você a ABANDONAR A LUTA e a VISLUMBRAR OS SEUS MEDOS. Seria de mudar? de fracassar? de perder o controle?
Os medos são sempre muitos e refletem a natureza inconsciente da mente, pronta para revelar-se para você!
Descobrindo as pegadasAo compreender a origem desta dor, você descobre a possibilidade de transcende-la. Este é o reconhecimento das Quatro Nobres Verdades. Você vê que a dor resulta dos conflitos criados pelo ego, e descobre as pegadas do touro, que são suas pesadas marcas, e que tomam parte em todos os eventos os transformando em jogos. Você é inspirado por conclusões lógicas inabaláveis, não pela fé cega. Isto corresponde aos caminhos Shravakayana e Pratyekayana.
As quatro nobres verdades são as bases da compreensão em direção à consciência e liberação. Saõ elas: 1. Todos os seres estão sujeitos ao sofrimento (velhice, doença, morte, insatisfação etc.); 2. O sofrimento surge de causas (cobiça, raiva, ignorância etc.); 3. Ao eliminarmos as causas, o sofrimento é eliminado; 4. Praticando o nobre caminho óctuplo, o sofrimento e suas causas são eliminadas.
Praticar o aprendizado com todas as coisas que acontecem no caminho é encontrar um oásis no meio do caos apontado pelo movimento interior. Isto só será possível se a ACEITAÇÃO DE SI MESMO e o NÃO JULGAMENTO tomarem assento nas experiências da vida, junto a você.
Encontrando o touroVocê fica pasmo ao perceber o touro e então, porque já não há mais nenhum mistério, você se pergunta se ele está realmente ali; você percebe sua qualidade insubstancial. Você perde a noção de um critério subjetivo. Quando você começa a aceitar esta percepção da não-dualidade, você relaxa, porque não precisa mais defender a existência de seu ego. Você pode dar-se ao luxo de ser aberto e generoso. Você começa a ver outras formas de lidar com seus projetos e isso em si é alegria, o primeiro nível espiritual de conquista de um Bodisatva.
Aqui a consciência do caminho ensinado pelo Buddha, que leva ao Despertar, passa a acionar a ação correta. São 3 ensinamentos e oito chaves (ou praticas) do caminho.
Os Três Treinamentos Superiores
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O Nobre Caminho Óctuplo
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I. Sabedoria | 1. Visão Correta 2. Pensamento Correto |
II. Ética (ou Moralidade) | 3. Fala Correta 4. Ação Correta 5. Meio de Vida Correto |
III. Meditação | 6. Esforço Correto 7. Atenção Correta 8. Meditação Correta |
O nobre caminho é conhecido como o “caminho do meio” porque é baseado na moderação na harmonia, e na sabedoria.
Capturando o touroApós ter o vislumbre do touro, você descobre que a generosidade e a disciplina não são suficientes parar lidar com suas projeções, você ainda tem que transcender completamente a agressão. Você tem que reconhecer a precisão dos meios hábeis e a simplicidade de ver as coisas como elas são, o que está ligado com a compaixão plenamente desenvolvida. O subjugar da agressão não pode ser feito num panorama dualista – é preciso um compromisso total com o caminho compassivo do Bodisatva, ou seja, um desenvolvimento mais amplo da paciência e do vigor.
Tenha GRATIDÃO por tudo o que acontece na sua vida! A gratidão dissolve a fragmentação da mente e o leva a um estado de OBSERVADOR INTERNO. Este não está mais preso e não sofre mais.
Domando o touroUma vez capturado o touro, altinge-se sua doma através da atenção meditativa panorâmica e do lancinante chicote do conhecimento transcendental. O Bodisatva conquistou as ações transcendentes (paramitas) – e não se fixa a coisa alguma.
A palavra paramita significa “ir até a outra margem”. Essas ações são como um bote que usamos para atravessar o rio do samsara. As paramitas são também chamadas ações transcendentes porque são baseadas em dar um passo além das noções convencionais de virtude e não-virtude. Elas nos treinam para irmos completamente além das limitações da visão dualista e para desenvolvermos uma mente flexível (Pema Chodron)
Entre em contato com o que há de FLEXIVEL e BEM HUMORADO dentro de você. Deixe que estas qualidades o ajudem a atravessar o rio!
Montando no touro e indo para casaJá não há mais nenhuma busca. O touro (a mente) finalmente obedece ao mestre e se torna energia criativa. Este é o rompimento final ao estado da iluminação – o samadhi vajra do Décimo Primeiro Bhumi. Com o desdobrar da experiência de Mahamudra, a luminosidade e cor da mandala transformam-se na música que guia o touro para casa.
PERMITA QUE O QUE HÁ DE NOVO E CRIATIVO EMERJA!
Transcendido o touroMesmo aquela alegria e cor torna-se irrelevante. A mandala de símbolos e energias do Mahamudra se dissolve no Maha Ati através da total ausência da idéia de experiência. Não há mais touro. A louca sabedoria torna-se cada vez mais evidente e você abandona completamente a ambição de manipular.
RELAXE E DEIXE A CRIAÇÃO TE LEVAR PARA ALEM DE VOCÊ, PARA A UNIDADE!
Transcendidos touro e euEsta é a ausência tanto do esforço quanto do não-esforço. É a imagem desnuda do princípio primordial do Buda. Esta entrada no Dharmakaya é a perfeição do não-vigiar – não há mais critérios, e a compreensão de Maha Ati como um estágio definitivo é completamente transcendida.
USUFRUA DA PAZ DE ESTAR LIBERTO: DA LIBERDADE DE SI MESMO!
Alcançando a fonteJá que este espaço e abertura e a total ausência de medo estão presentes, a brincadeira espontânea das sabedorias é um processo natural. A fonte da energia que não precisa ser buscada se manifesta; é como se você fosse rico em si e não como se fosse enriquecido por algum fator. Porque há tanto calor básico quanto espaço básico, a atividade de compaixão do Buda está viva e assim toda comunicação é criativa. É uma fonte no sentido de ser o tesouro inexaurível da atividade do Buda. Este é, portanto, o Sambhogakaya.
ENTRE, DEFINITIVAMENTE, NA BRINCADEIRA CÓSMICA
Em meio ao mundoO Nirmanakaya é o estado completamente desperto de estar em meio ao mundo. Sua ação é como a lua refletindo em centenas de tigelas de água. A lua não mantém o desejo de refletir, mas esta é sua natureza. Trata-se de lidar com a terra e a derradeira simplicidade, trancendendo o seguir o exemplo de alguém. É o estado de “completo fiasco” ou “cachorro velho”. Você destrói o que quer precise ser destruído, subjuga o que quer que precise ser subjugado, e você se importa com o que quer que precise que você se importe.
E A CONSCIÊNCIA DO UNIVERSO SE REVELARÁ A VOCÊ, SER DE LUZ!
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