Como se comportar no cinema, teatro ou espetáculos em geral.

Por: Henrique Musashi Ribeiro

Vídeo: "Ninja do Cinema" é a soluçao para silêncio no Prince Charles Cinema em Londres 
    Ir ao cinema, por exemplo,  é uma ótima pedida para quem gosta da sétima arte, que nos proporciona nos desligar do estresse cotidiano e sermos arrebatados para a época, situação e momento proposto pelo filme que esteja sendo exibido na grande tela, por isso chamado a “magia do cinema”. Então, caríssimos leitores, para que essa magia não seja quebrada, tendo como o pré-suposto que “seu direito começa quando termina o meu”, em poder usufruir desta mágica, existe certas regrinhas da boa educação e do bom viver para nós observarmos:
  1. A boa e velha "pontualidade". Nada de chegar atrasado, pois isso implicará em importunar os outros até chegar ao seu lugar. O que, convenhamos, é um saco.
  2. Durante o filme nada de ficar batendo papo com o vizinho, narrando o filme ou lendo legenda em voz alta. Acredito que você comprou um ingresso foi para prestar atenção ao filme/espetáculo. Depois, lá fora, em uma mesa de bar, em uma praça ou em outro lugar de sua preferência, você poderá conversar a vontade com seu colega, namorado(a), amante, amigo imaginário ou com a alma de sua avó.
  3. Ah! Prestar atenção é algo muito particular, ou seja, você não precisa mostrar para todo mundo que você esta prestando atenção, usando de certas onomatopéias e mungangos como:  “Viiiiixiiii!”, “Vaaaala”, “Pei-pá”, “Buufu” e outros. Aqui eu não sei, mas se você for fazer isso em um cinema freqüentado por pessoas civilizadas apenas irá mostrar o quanto você é matuto, mal educado, sem noção e talvez o lanterninha  convide a se retirar se você não se controlar.
  4. Não saia no meio da sessão pra nada, a não ser em caso de emergência. Intervalos, se tiver, foram feitos justamente para isso. Para prevenir, vá ao banheiro antes da sessão começar, mas se estiver com diarreia não vá!
  5. Balas, pipocas, chocolates, quebra queixo, rapadura, peta, filhós, toicinho de porco, fumo de rolo e outros produtos devem ser consumidos na maior discrição, sem barulhinhos excessivos. Afinal deve ser chato sentar ao lado de ser humano que parece um burro com larica comendo milho seco.
  6. Namorar é ótimo, é uma delícia,  faz bem a saúde e tudo mais... Entretanto deixe para se pendurar na língua da namorada(o) ou tentar “copular” quando chegar em casa, num motel, numa moita, atrás de um muro ou  em um lugar mais adequando de sua preferência. Acredite, não é da conta de ninguém a fúria de seus hormônios, pois além de ser constrangedor pode haver uma criança perto de você.
  7. O seu bendito celular deixe desligado. Isso é de praxe!

  8. Reações emocionais (riso, susto, lágrimas e etc) às cenas são normais, mas se exagero! A maneira correta de aplaudir, se for o caso (aplaudir), é deixar uma das mãos paradas, firme e forte, enquanto os dedos da outra são batidos na palma dela e não como um mico de circo imitando o "coelhinho da Duracell". Tome seu remedinho tarja preto antes de sair de casa.
  9. E nada de agir como se estivesse em um estádio, assistindo a uma partida de futebol, gritando e torcendo em voz alta como se fosse um chimpanzé alucinado.
  10. Se for a sua primeira ida a algum espetáculo desconhecido, como uma ópera, preste atenção nos outros e só bata palmas quando todos o fizerem. Não seja panaca, aplauso fora de hora é deveras inconveniente.
  11. Quando acabar, nada de sair voado ou pior, sair antes para evitar o congestionamento na saída. É coisa de mundiça.
  12. Ah! Se tiver com crianças não deixe ele ficar brincando de pega-pega, esconde-esconde durante o filme, pois além de incomodar outras pessoas, pode haver um destes psicopatas que gostam de atacar crianças. Nunca se sabe, maluco tem em todo canto o que dirá no escurinho do cinema.
    De qualquer forma fica a dica para a platéia e para a direção do cinema que deveria botar um lanterninha no local, mas se já tem não parece!

    Comentários

    Postagens mais visitadas