Alfred Charles Kinsey - Pai da sexologia e da revolução sexual dos anos 60.



      Alfred Charles Kinsey (1894-1956), o famoso Dr. Kinsey; foi um entomologista e zoólogo norte-americano que trouxe contribuições significativas parasexualidade humana em suas pesquisas. Em 1947, na Universidade de Indiana, fundou o Instituto de Pesquisa sobre Sexo, hoje chamado de Instituto Kinseypara Pesquisa sobre Sexo, Gênero e Reprodução. (Vide Filme: "Kinsey - Vamos Falar de Sexo")
     Pai da sexologia, da revolução sexual dos anos 60. Na verdade, em sua formação, era biólogo. Largou o curso de engenharia para cursar biologia e se tornar doutor em Harvard, defendendo a diversidade padrões de uma espécie de vespa. O pai, professor conservador e religioso, não via com bons olhos os estudos do filho. Sofreu de raquitismo na infância, que deixou seqüelas físicas.

Com Clara McMillen
      Casou-se com Clara McMillen e teve quatro filhos. Na Universidade de Indiana completou seu trabalho de capturar e catalogar mais de um milhão de vespas, que foram doadas ao Museu Nacional de História Natural, em Nova York. Lá, iniciou um centro de estudos sobre a sexualidade humana, hoje Instituto Alfred Kinsey, além de criar o primeiro curso de sexologia.
   Suas investigações científicas na área da sexualidade resultaram em duas grandes obras: Sexual Behavior in the Human Male e Sexual Behavior in the Human Female; que influenciaram profundamente os valores sociais e culturais no mundo todo. Ainda hoje, elas são fundamentais para compressão da diversidade sexual humana.


     Os estudos de Kinsey são considerados muito polêmicos. As críticas apontam desde erros estatísticos de amostra, reconhecidos pelo próprio Kinsey; até o tipo de metodologia, que alguns casos envolviam práticas sexuais dos pesquisadores com participantes. Apesar disso, nunca houve um estudo sobre a sexualidade humana que envolveu tantas pessoas, sendo considerado como um dos maiores estudos mundiais do comportamento sexual humano.

     Por conta dos resultados de sua pesquisa, em 1973, a Associação Americana de Psiquiatria removeu a homossexualidade do catálogo internacional de doenças, recusando-se a continuar considerando os homossexuais como indivíduos com desordem mental. O mesmo aconteceu com a Organização Mundial de Saúde (OMS), que também passou a não considerar a homossexualidade como uma doença em 1986.

Tabela de Kinsey: classifica de 0 a 6 os níveis de sexualidade.



________

A Ton oferece as menores Taxas em Maquininhas de Cartão; A manutenção vitalícia; e tocando na imagem você terá descontos especiais na aquisição de qualquer produto deste catálogo.

Comentários

  1. Henrique, houve algum outro trabalho nesse campo que refutasse e/ou corroborasse as teorias de Kinsley?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações

      Roberto Quintas

      Pelo que sei Dr. Kinsey foi um grande colaborador da ciência, no campo da sexualidade, a desbravar, esmiuçar um assunto que ainda (por cultura) tratam ainda como um tabu. As ideias de Charles Kinsey tem sido aproveitadas e bem aperfeiçoadas, mas refutadas serão sempre, principalmente pelos puritanos... O trabalho mais ousado, na minha opinião é o "Relatório Kinsey", perguntas avançadas demais para aquela época.

      Boa tarde!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas