Alho, um poderoso ingrediente do LICOR da MULHER



 

Nome científico: Allium sativum
 
          São designadas como alho algumas plantas do gênero Allium (mas não só), embora o termo se aplique especificamente ao Allium sativum, uma planta perene cujo bulbo (a "cabeça de alho"), composto por folhas escamiformes (os "dentes de alho"), é comestível e usado tanto como tempero como para fins medicinais.


          O alho é utilizado desde a antiguidade como remédio, sendo usado no Antigo Egito na composição de vários medicamentos. Suas propriedades anti-microbianas e os seus efeitos benéficos para o coração e circulação sanguínea já eram valorizados na Idade Média. Possui um ótimo valor nutricional, possuindo vitaminas (A, B2, B6, C), aminoácidos, adenosina, sais minerais (ferro, silício, iodo) e enzimas e compostos biologicamente ativos, como a alicina. O alho costuma ser indicado como auxiliar no tratamento de hipertensão arterial leve, redução dos níveis de colesterol e prevenção das doenças ateroscleróticas. Também se atribui ao alho a capacidade de prevenir resfriados e outras doenças infecciosas, e de tratar infecções bacterianas e fungicas.
 
 
          Na culinária pode ser utilizado de diversas formas, cru, refogado, picado, em rodelas, etc, conforme os gostos que são pouco unânimes. Em geral, os povos mediterrânicos são os maiores apreciadores, empregando-o, geralmente, em conjunto com o tomate e a cebola.
          Outros povos, menos adeptos do seu uso, chegaram a designar a planta como "rosa fétida", devido ao seu odor forte e picante proporcionado pela essência de alho ou dialil sulfito (C3H5)2S. Quando consumido em quantidades elevadas, esse odor pode tornar-se evidente no suor de quem o ingeriu. O hálito característico e geralmente considerado desagradável pode ser minimizado se for consumida também salsa fresca.
          Uma curiosidade aos apreciadores da "rosa fétida" é um restaurante de mesmo nome, em Inglês chamado de "Stink Rose", localizado em São Francisco (California), nos Estados Unidos da América. Sendo um restaurante temático de conceito interessante a maior parte do que pode ser consumido é temperado com alho e algum dos alimentos apresentam um gosto bem marcante deste tempero. Mais interessante ainda é a existência de um vinho carregado de seu sabor e cheiro e de uma sobremesa peculiar, o sorvete de alho. O restaurante possui ainda uma filial em Beverly Hills.
         E em AracatI, no estado do Ceará existe o licor feito de alho branco, produzido pela Licor Musashi, que fabrica a bebida de forma artesanal. Uma bebida  exótica, saborosa à base de alho e ervas aromáticas o Licor Musashi de Kuan Yin, também chamado o licor da mulher, por ter em sua fórmula ingrediantes chamadores da paixão e do elemento fogo.


 
Propriedades Medicinais


         Na prevenção de gripes e resfriados, regula a gordura do sangue, equilibra a flora intestinal e a glicose do sangue, asma, bronquite, pneumonia, desinfeta o organismo e combate toxinas intestinais, expulsa vermes, tônico superestimulante revitalizador de pessoas esgotadas e enfraquecidas, reduz pressão alta, desintoxica os fumantes. Utilizado também em picadas de insetos, calos e sarna, estimula o apetite, excita as glândulas digestivas, extermina as bactérias malignas do intestino ao mesmo tempo que fomenta a reprodução de colibactérias - os agentes intestinais normais, calmante intestinal, adstringente e bactericida, diminui a tensão arterial e torna o pulso mais lento e tranquilo, dilata os vasos coronários - os músculos cardíacos são melhor alimentados e portanto tornando-se mais fortes. Depurativo do sangue. Baixa as taxas de colesterol.


 

    Bom em dietas para diabéticos:
Muito eficaz no combate à diabetes. Aumenta a resistência contra as infecções. Aplicação contra nematóides e ascarídeos, em forma de irrigação.


      Nas doenças da circulação: Hipertensão, arteriosclerose de vasos coronários, debilidade dos músculos cardíacos.


     Gastrintestinais: catarros do estômago e intestino com diarreia e prisão de ventre, tuberculose intestinal, flatulência, catarros intestinais crônicos, infecciosos e agudos, cólicas, inflamações do intestino grosso e do reto, diarreia, doenças hepáticas e biliares, disenteria amebiana, cólera, tifo e paratifo. Como auxiliar em tumores cancerosos recomenda-se em todo o tempo. Câncer no estômago.


    Nas doenças das vias respiratórias: catarros das vias respiratórias, enfisema pulmonar, tuberculose, gangrena pulmonar, asma pulmonar e bronquiectasias.


      Nas doenças da circulação: hipertensão, arteriosclerose de vasos coronários, debilidade dos músculos cardíacos, intoxicação de nicotina. Em casos de lombrigas - oxiúricos e ascarídeos.
Reduz o colesterol ruim, a pressão sanguínea, diminuir o risco da formação de coágulos, prevenir o câncer e fortalecer o sistema imunológico. Outras substâncias, como o sulfito alílico e a alicisteina, ajudam a deter os processos inflamatórios, estimulam enzimas anticancerígenas e bloqueiam a formação de nitrito no estômago.


      O componente alicina: é responsável pelo odor característico do alho e, inibe o desenvolvimento de bactérias, destrói fungos, estimula o fluxo das enzimas digestivas e elimina toxinas através da pele.


     Vitamina: E (na ruptura das células vermelhas do sangue, fraqueza muscular e depósito excessivo de gordura nos músculos).


      Mineral: potássio (arritmia, rins intoxicados, nervosismo, pressão alta e fraqueza geral).


      Uso: a melhor forma de uso é o consumo cru. Diariamente de meio dente a um dente.


     Propriedades: rico em iodo, flúor, cálcio, ferro (combate anemia), fósforo e as vitaminas A, B e C.
 

Atenção: pessoas com pressão baixa podem ter seu quadro clínico agravado. Não indicado a pessoas que tenham hipersensibilidade ao óleo de alho. Algumas pessoas apresentam reação alérgica da pele ao contato com o alho. Os que sofrem de hipotensão devem ser cautelosos no uso do alho, um vez que este provoca queda de pressão. As lactentes devem evitar o uso liberal do alho, de vez que pode provocar cólicas no ventre do lactente. Às crianças muito pequenas e às mães que amamentam, os médicos também recomendam que consumam alho cozido e, mesmo assim, em quantidades pequenas. O Uso em demasia: pode produzir dores de cabeça, no estômago, rins, cólicas, vômitos, diarréia e tontura. Mau hálito, irritações gástricas e náuseas. Sabendo disso o Licor Musashi contem alho na medida certa.

 

São também designadas como alho as seguintes plantas


Alho-da-campina - o mesmo que alho-do-mato

Alho-das-vinhas (Allium vineale)

Alho-de-espanha (Allium scorodoprasum)

Alho-do-campo - o mesmo que alho-do-mato

Alho-do-mato (Cipura paludosa)

Alho-espanhol - o mesmo que alho-de-espanha

Alho-francês - o mesmo que alho-porro

Alho-grosso-de-espanha - o mesmo que alho-de-espanha

Alho-macho - o mesmo que alho-porro

Alho-mágico (Allium nigrum)

Alho-mourisco - o mesmo que Alho-de-espanha

Alho-negro - o mesmo que Alho-mágico

Alho-ordinário - o mesmo que alho (Allium sativum)

Alho-poró - o mesmo que alho-porro

Alho-porro (Allium porrum) ou porro-hortense (segundo alguns autores, pode ser considerado apenas como uma variante de Allium ampeloprasum)

Alho-porró - o mesmo que alho-porro

Alho-porrô - o mesmo que alho-porro

Alho-porro-bravo (Allium ampeloprasum)

Alho-rocambole - o mesmo que alho-de-espanha

Alho-rosado (Allium roseum)

Alho-sem-mau-cheiro (Nothoscordum gracile e Nothoscordum striatum)

Alho-silvestre (Nothoscordum striatum)


Comentários

Postagens mais visitadas