CRÔNICA PARA TODOS OS NATAIS E ANOS QUE VIRÃO


Crônica do livro "Social Carrasco", por Henrique Musashi Ribeiro
  
Dizemos que parente ninguém escolhe, mas agregados sim, mesmo que a contra gosto dos demais. Talvez, por isso, digam que o Natal é dia de esquecer tudo em nome de algo maior. Mas que algo maior é este? Seria possível alguém me responder sem falar hipocritamente ou sem os velhos chavões natalinos que, geralmente, são da boca pra fora? Seria possível?
No entanto acredito que o amigo leal é o parente que escolhemos, seja este consanguíneo ou não. E neste solstício de dezembro é possível promover uma paz sincera e verdadeira plantada, não agora ao redor de um peru e panetone ao lado de gente que não nos suporta, ou não suportamos, mas semeada ao longo do ano com algo chamado de respeito e consideração. Aquele mesmo que queremos pra nós e deveríamos dividir com o próximo todos os dias do ano. Só assim, então, no Natal, nos reuniríamos em ação de graças para confraternizar com as mesmas pessoas, e outras que cativamos, e dessa vez iremos festejar de maneira diferente, fazendo o velho exame de consciência e pensando no que poderíamos ter feito de melhor, para quando olharmos para trás possamos novamente experimentar o prazer de nossas atitudes positivamente corretas.
Tenho certeza que assim seremos menos insuportáveis, seremos e teremos um fardo mais leve. Seremos até mais atraentes, diremos menos idiotices e grosserias durante o decorrer do ano. Ficaremos ansiosos por nos achegar ao outro, falar e ouvir as novidades em meio a um papo gostoso e sadio, sem aquelas velhas alfinetadas ou pabulagens repulsivas que apenas afastam as pessoas de nós. E o convite, para a ceia ou réveillon, será recebido com honra e não com constrangimento, pois não será necessário inventar um desculpa para ir embora mais cedo ou, simplesmente, para não aparecer nas “famosas reuniões familiares”, onde se fazem cara de paisagem, aquela mesma cara que se faz na sala do urologista, regada a fingimento, onde nada pendente foi resolvido de maneira sincera, sadia e honesta. E terminamos por fingir gostar de pessoas que não suportamos. E acabamos por atiçar a raiva e o desgosto daquele que apertamos a mão, mas nem olhamos nos olhos. Ou você achar que aquelas saudações ‘desinchavida’, de três segundos intermináveis, apagará o rastro de titica que deixamos no caminho do outro durante o ano?
Não precisa ser natal ou réveillon, podemos começar este tempo do advento hoje, para que o nosso ano seja realmente novo a partir de agora, pois do contrario será apenas uma nova recontagem de dias, semanas e meses até chegar mesma festa onde nada e novo, a não ser a roupa que você estará usando e as promessas que costumamos fazer e não cumprir.
Eu acredito que o ser humano é capaz de surpreender, de maneira positiva, quando quer. Surpreender de maneira negativa, a tal da vingança, todo mundo sabe e já é comum e nem nos surpreende mais.
Desejo a vocês, que está lendo, esta minha sofrível crônica, um Feliz Natal e Um Prospero Ano Novo que pode começar já, que o AMOR seja, principalmente, sinônimo de PAZ na vida de todos nós... E nossas escolhas reflitam a sabedoria da Grande Força’ que rege o Universo. E possamos fazer sempre a atitude certa com o nosso próximo e consequentemente com a nossa casa chamada Planeta Terra.


Atenciosamente


Henrique Musashi Ribeiro



Social Carrasco

CLICK NO LINK PARA ADQUIRIR SEU EXEMPLAR
Compre aqui o livro 'SOCIAL CARRASCO'



Comentários

Postagens mais visitadas